Defensoria Explica debate volta às aulas, atuação no Carnaval e direitos humanos
![Imagem: Programa entrevistou o defensor Mateus Sutana, coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos](/upload/News/2023/03/2023_03_01_06_33_45_f358c0d7-b644-4acc-9531-9082838fe7c9.jpeg)
O primeiro Defensoria Explica de 2023 começou com algumas mudanças no formato e muita informação sobre a atuação de defensoras e defensores. Entre os destaques deste início de ano estão três mutirões de vagas escolares, que aconteceram em Campo Grande e Dourados. Juntas, as ações atenderam quase 500 famílias nas duas cidades.
O programa traz entrevista com a coordenadora do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca), Débora de Souza Paulino. "A gente busca entender se, realmente, essas crianças ficaram sem vagas ou se as vagas foram disponibilizadas em local que não é o ideal para essa família, enfim a gente busca adequar essas situações", explicou a defensora.
A edição também recebeu para tratar do mesmo assunto o defensor da Infância e da adolescência, Bruno Grassani. "Todos deveriam ter sido contemplados. Não sendo contemplados ou sendo contemplados com vagas distantes, a gente tenta resolver de forma extrajudicial ou forma judicial", disse Grassani.
O programa também apresenta outras temas de interesse do cidadão. No estúdio, foi entrevistado o coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, defensor Mateus Sutana. Ele falou sobre o trabalho da Defensoria Pública durante o Carnaval no enfrentamento à discriminação, intolerância e violência de gênero.
O Defensoria Explica é um programa produzido pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul com a parceria da TV Assembleia.
Confira abaixo o programa na íntegra:
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.