Ordem do Dia: Campanha sobre Linfoma Não Hodgkin é aprovada
![Imagem: Três propostas foram analisadas na sessão desta quinta-feira](/upload/News/2023/03/2023_03_30_02_25_04_411aa8d4-9ba3-4c20-a73c-34641e40d0ee.jpg)
Três projetos foram aprovados durante a Ordem do Dia da sessão plenária desta quinta-feira (30), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Duas matérias foram aprovadas em segunda discussão, ou seja, após análise das comissões de mérito e uma em primeira discussão, com relatório da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
1ª discussão
Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 20/2023, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos). A proposta institui a Campanha de Conscientização sobre o Linfoma Não Hodgkin em Mato Grosso do Sul, a ser realizada, anualmente, durante a primeira semana do mês de fevereiro. A campanha objetiva informar, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade sobre o Linfoma Não Hodgkin, que é um tipo de câncer do sistema linfático – saiba mais aqui. A proposta segue para análise das comissões de mérito.
2ª discussão
De autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), o Projeto de Lei 185/2022 foi aprovado em segunda discussão. A proposta institui o “Dia Estadual do Rasqueado”, a ser comemorado, anualmente, no dia 7 de setembro. A data é uma homenagem à cantora Delanira Pereira Gonlçalves, a Delinha. Ícone da música sertaneja sul-mato-grossense, Delinha conquistou sucesso nacional ao lado de Délio, com quem formou dupla. O projeto segue para votação em redação final por ter sofrido emendas.
Também foi aprovado em segunda discussão, o Projeto de Lei 187/2022, da deputada Mara Caseiro (PSDB). A proposição cria o “Dia Estadual de Valorização do Patrimônio Cultural Sul-mato-grossense”, a ser celebrado, anualmente, no dia 17 de agosto. Nesta data, também se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico no Brasil. A proposta segue ao expediente para sanção.
As sessões são realizadas no Plenário Júlio Maia, a partir das 9h, e podem ser acompanhadas pela transmissão ao vivo dos canais oficiais da Casa de Leis: TV ALEMS, Rádio ALEMS, Portal da ALEMS, Youtube e Facebook. A pauta de votação é disponibilizada por este link.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.