Projeto impede instalação de banheiros unissex nas escolas públicas e privadas de MS
![Imagem: Deputado apresenta matéria para disciplinar banheiros e vestiários nas escolas de todo o Estado](/upload/News/2023/04/2023_04_05_01_24_05_b6caf7c1-fcc1-4a89-80d4-5f4ff3db8bca.jpg)
De autoria do deputado João Henrique (PL) tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 90/2023, que proíbe a instalação e a adequação de banheiros, vestiários e assemelhados na modalidade unissex ou multigêneros, nas escolas públicas e privadas, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.
A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Casa de Leis. Se for considerada constitucional, tramitará regularmente na ALEMS, e sendo aprovada na última votação em plenário, pode tornar-se lei, se sancionada pelo Governo do Estado, entrará em vigor na data em que for publicada no Diário Oficial Eletrônico do Estado de Mato Grosso do Sul.
João Henrique justifica a separação dos banheiros e vestiários em escolas. “Os banheiros, vestiários e assemelhados das escolas públicas e particulares do Estado devem ser separados e identificados para cada sexo. O objetivo é proteger crianças e adolescentes de exposição de sua intimidade e possíveis constrangimentos e eventuais abusos no uso do sanitário, garantindo a segurança deles, pois os modismos ideológicos não podem se sobrepor à segurança das crianças e adolescentes, que são o grupo mais vulnerável", informou o parlamentar.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.