Matéria institui o Maio Verde de conscientização da doença celíaca em MS
![Imagem: O deputado apresentou nesta manhã matéria para conscientizar sobre a Doença Celíaca em MS](/upload/News/2023/05/2023_05_11_12_21_59_9bbf9e51-df19-43e1-9315-d0d6478ab56c.jpg)
O deputado Renato Câmara (MDB), apresentou nesta manhã (11) o Projeto de Lei 135/2023, que institui o maio como o Mês de Conscientização sobre a Doença Celíaca, denominado 'Maio Verde', no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências.“Vão faltar cores para o calendário de eventos, mas o Maio Verde já é uma orientação do Governo Federal para chamar a atenção das pessoas que são intolerantes ao glúten. Muitos pais não sabem que suas crianças têm, e a doença causa problemas de digestão, no intestino, e uma pequena porção de glúten, já é capaz de fazer um estrago. É necessário debater esse tema, em consonância com o Governo Federal, pois juntos enfrentando essa dificuldade que essas pessoas têm, gerando ações e informações, para que a vida delas possa ser normais", ressaltou.
O 'Maio Verde' passa também passa a integrar o anexo ao Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, instituído pela Lei Estadual 3.945, de 04 de agosto de 2010. Durante o mês serão promovidos esforços para conscientizar e orientar a população sobre a Doença Celíaca, por meio de palestras, simpósios, seminários, fóruns, oficinas, feiras, divulgação na mídia, boletins informativos e quaisquer outras ações que visem a realização de campanhas informativas sobre a Doença Celíaca durante o 'Maio Verde'. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
“O objetivo da matéria é promover a conscientização e o alerta à população sobre a Doença Celíaca por meio de campanhas e ações, visando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença. A enfermidade é autoimune e crônica, afetando cerca de 1% da população mundial. Sua característica principal é a intolerância permanente ao glúten, proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. A inclusão do Maio Verde no calendário oficial de eventos do Estado reforça a importância da iniciativa e contribui para ampliar a visibilidade da causa”, justificou o deputado Renato Câmara.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.