Direto ao Assunto entrevista o ex-deputado Walter Carneiro e o jornalista Edson Moraes
![Imagem: A ideia de fazer a biografia foi da família do ex-deputado Constituinte, Walter Benedito Carneiro](/upload/News/2023/07/2023_07_10_10_41_00_eb4ec05e-8073-4e33-a4e9-230cdf87ada4.jpg)
O programa Direto ao Assunto da Rádio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) entrevista o ex-deputado Constituinte, Walter Benedito Carneiro, que lançou a obra biográfica “Um Benedito Guaicuru de Caneta, Chapa e Cruz... Maltino”, escrita pelo jornalista Edson Moraes. O livro conta a trajetória de vida e política do ex-parlamentar que é parte da história da Casa de Leis e do Estado.
No bate-papo, Walter Carneiro explica que a ideia de fazer a biografia foi da família, sobretudo do filho, Walter Carneiro Junior, que insistiu na importância de ter registrada a trajetória de vida e política do pai. “Encontramos o jornalista Edson Moraes e começamos a pesquisa, no entanto, veio a pandemia e atrasou um pouco o processo. Eu e o Edson tivemos Covid, mas mesmo assim não paramos com o nosso projeto”, conta.
Walter ressalta que Moraes foi a fundo na pesquisa de sua história, indo a Cuiabá, cidade natal de Walter Carneiro, as escolas, igrejas, passando pela Faculdade em Niterói, onde se formou em medicina veterinária e até mesmo em Barretos e Uberada em São Paulo, cidades nas quais passou alguns anos, além do registro da vida pública.
O ex-parlamentar destacou momentos que considera os mais importantes de sua trajetória, como ser deputado constituinte e por ter feito a revisão da Constituição Estadual, em 1989. “Ter proposto a criação da Universidade Estadual e a incluído em nossa Constituição é um marco de nossa história que valorizou a região de Dourados”, pondera.
Para o escritor do livro, ter escrito a biografia foi a plenitude do exercício democrático ao superar divergências ideológicas e valorizar os pontos em comum. “Prevaleceu a convivência entre nós, porque Walter Benedito Carneiro, um político de partido conservador ensinou a mim que vinha de uma militância de esquerda, num tempo em que nós achávamos que éramos os únicos democratas, o que é ser democrata na sua totalidade”, enfatizou Edson Moraes ao destacar a importância histórica da obra.
Confira a entrevista completa, onde eles explicam inclusive o significado do nome “Um Benedito Guaicuru de Caneta, Chapa e Cruz... Maltino” clicando aqui.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.