Tramita na ALEMS projeto que orienta gestante sobre riscos de bebida alcoólica
![Imagem: Proposta é de autoria do deputado Antonio Vaz](/upload/News/2023/09/2023_09_05_12_04_54_cf3c9e85-92e1-465c-985d-c7c36bcb0c22.jpg)
Na sessão ordinária desta terça-feira (5), o deputado Antonio Vaz (Republicanos) apresentou Projeto de Lei 264/2023, que institui, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, a Campanha Gravidez Segura, de prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), a ser realizada, anualmente, na segunda semana do mês de setembro.
O projeto orienta as mulheres sobre os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas durante a gestação. “O objetivo principal é conscientizar para os danos irreversíveis ao feto que o álcool pode representar. Não há nível seguro de consumo para a gestante, por isso a recomendação é evitar o consumo de qualquer tipo e quantidade de bebida alcóolica”, destacou.
A ingestão de álcool pela mãe durante a gravidez pode resultar em várias consequências relacionadas ao neurodesenvolvimento, incluindo retardo mental e deficiências em capacidade cognitiva, atenção, função executiva, controle motor e comportamento. O diagnóstico precoce e o tratamento multidisciplinar podem abrandar as manifestações da SAF, mas ainda não tem cura.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.