TV ALEMS aborda marco legal para a demarcação das terras indígenas
![Imagem: Programa Perspectiva conta com a participação de especialistas e é transmitido pela TV ALEMS](/upload/News/2023/11/2023_11_30_03_53_17_bee815dc-37bd-4d90-a2e4-f527799af4a5.jpeg)
A recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o marco temporal para demarcação tem gerado debates intensos e levanta importantes questões sobre o futuro das terras indígenas no País. Para o advogado Gustavo Passarelli, a decisão aumenta a insegurança jurídica. Esse foi o tema de entrevista desta edição do programa Perspectiva, da TV Assembleia de Mato Grosso do Sul.
Marco temporal é uma tese jurídica segundo a qual os povos indígenas têm direito de ocupar apenas as terras que ocupavam ou já disputavam em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição. A tese surgiu em 2009, em parecer da Advocacia-Geral da União sobre a demarcação da reserva Raposa-Serra do Sol, em Roraima, quando esse critério foi usado.
O programa Perspectiva é exibido ao longo da programação da TV ALEMS, pelo canal 9 (NET) em Campo Grande e pelo canal 9 (via Cabo TV) em Dourados, além do canal aberto 7.2. Toda programação está disponível no YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.