Deputado Renato Câmara apresenta dois projetos de lei em benefício dos jovens
15/07/2015 - 12:42
Por: Cláudia Camargo
Foto: Cláudia Camargo
Os testes vocacionais, segundo o projeto apresentado, devem ser aplicados gratuitamente aos alunos do terceiro ano do ensino médio por uma equipe especializada na área de psicologia. A iniciativa do deputado se deve pela falta de percepção dos jovens sobre suas habilidades e tendências profissionais. O objetivo é orientar o estudante na escolha de sua graduação.
O parlamentar também apresentou a proposta que acrescenta, à grade curricular do ensino médio das escolas públicas, a disciplina “educação financeira” uma ferramenta para a preparação dos jovens para a vida econômica. A disciplina poderá ser ministrada de forma regular ou como curso extracurricular. Pesquisas recentes revelaram que parte considerável dos jovens brasileiros chegam à idade adulta sem conhecimentos básicos sobre o planejamento financeiro, o aumento no número de jovens estudantes endividados também é um indício da necessidade de se tratar essa questão com os alunos.
O deputado Renato Câmara ressalta a importância de se pensar nos jovens “a minha intenção é que possamos aproveitar esse momento escolar dos adolescentes para oferecer-lhes mais oportunidades e condições que garantam sucesso no futuro. Todo empenho para uma boa formação dos jovens deve ser visto como investimento que vamos colher no futuro”.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.