Projeto de lei de Renato Câmara cria calendário vacinal da mulher

Imagem:
16/07/2015 - 15:13 Por: Kárita Francisco    Foto: Cláudia Camargo

O projeto de lei apresentado na sessão desta quinta-feira (16/7) pelo deputado Renato Câmara solicita a criação, disponibilização e divulgação do Calendário Vacinal da Mulher em todas as unidades básicas de saúde (UBS), unidades de pronto atendimento (UPA) e hospitais da rede pública de saúde em Mato Grosso do Sul.

O objetivo da criação do calendário vacinal é reunir informações sobre as vacinas disponíveis para as mulheres na rede pública de saúde instalada no estado, indicando ao público feminino quais são as vacinas disponíveis na rede pública de saúde recomendáveis para cada faixa etária, quais devem ser reforçadas, além de conter informações que normalmente são disponibilizadas pelas campanhas.

Atualmente, as clínicas de vacinação particulares costumam disponibilizar calendários vacinais para mulheres. Essa iniciativa pode ser realizada pela rede pública de saúde sem geração de novos gastos. O projeto também prevê uma atenção especial aos grupos de risco e às mulheres gestantes, de modo a propiciar a imunização passiva do recém-nascido e lactante.

O cronograma vacinal completo das mulheres totaliza 10 vacinas, inclusive contra as doenças hepatite B e HPV, que são sexualmente transmissíveis. Esta última foi estendida, pela rede pública, às adolescentes. Mato Grosso do Sul recebeu 64,4 mil doses da vacina contra HPV destinadas a meninas entre 9 e 11 anos.

Para o deputado Renato Câmara, a iniciativa facilita o acesso às vacinas “as mulheres vão ao posto de saúde para se consultar e até mesmo tomar uma vacina específica e saem de lá, algumas vezes, sem saber se tem alguma outra vacina que pode ser tomada ou quando é necessário reforço. O objetivo desse calendário é que aproveitando o momento nas unidades de saúde as mulheres já tenham acesso a informação de quais vacinas elas podem e devem tomar e quais precisam de reforço”.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.