Deputado pede atitude para solucionar crise no hospital de Nova Andradina

Imagem:
11/08/2015 - 14:59 Por: Cláudia Camargo    Foto: Toninho Souza

O Hospital Regional de Nova Andradina teve o fornecimento de materiais para cirurgias ortopédicas e as atividades laboratoriais suspensas por falta de recurso. O deputado estadual Renato Câmara (PMDB), reforçou durante a sessão desta terça-feira (11/8) seu pedido para que o governo do estado auxilie a instituição. Esta é a maior crise financeira do hospital desde sua inauguração em 2011, são 1,2 milhão em débito com fornecedores e 1,4 milhão em impostos.

Em junho deste ano, Renato Câmara se reuniu com o secretário de Estado e Saúde, Nelson Tavares, para discutir alternativas de solucionar o problema financeiro do hospital que já estava comprometendo o atendimento. Na oportunidade, foi acertado que o estado faria um levantamento da situação atual do hospital e pagaria os valores em atraso. Com o agravamento da situação o deputado solicitou, novamente, que o estado revise os valores repassados para a instituição além de providenciar um aporte financeiro emergencial.

De acordo com o diretor do Hospital Regional de Nova Andradina, José Carlos Paiva Souza, o estado tem repassado mensalmente 230 mil reais e a prefeitura 400 mil reais, valor insuficiente para atender as necessidades do hospital. Outro agravante é uma dívida com a fundação do hospital por parte de outros seis municípios que constituem a microrregião de saúde de Nova Andradina: Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu, um valor de 700 mil reais.

Para Renato Câmara essa é uma questão que deve ser resolvida com urgência “mais uma vez, pedi a intervenção do estado para solucionar a crise no hospital de Nova Andradina. Me preocupo com a proporção que está tomando e se não agirmos agora a situação tende a piorar. É essencial que o hospital esteja com todas as atividades ativas porque atende várias cidades do Vale do Ivinhema. Não vou descansar até que essa situação tenha se resolvido”.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.