Deputado pede equipamentos para otimizar produção de urucum em Ivinhema

Imagem:
08/09/2015 - 14:02 Por: Cláudia Camargo    Foto: Toninho Souza

Atendendo aos pedidos dos produtores de urucum de Ivinhema, o deputado estadual Renato Câmara (PMDB) solicitou a disponibilização de uma batedeira de cereais e um pulverizador para a Associação dos Pequenos Produtores de Vila Cristina e para Associação dos Produtores de Urucum, respectivamente. As indicações foram apresentadas durante a sessão desta terça-feira (8/9) e encaminhadas ao governo do estado.

A ferramenta conhecida como batedeira de cereais retira as sementes da cachopa do urucum de maneira ágil otimizando a produção. Atualmente, um produtor cede a ferramenta particular para uso coletivo da associação da Vila Cristina, que não dispõe de nenhum maquinário para esse tipo de trabalho.

Outro problema enfrentado pelos produtores é o surgimento de uma nova espécie de lagarta que danifica a cachopa da planta. Segundo a Associação de Produtores de Ivinhema, o município já perdeu 30% da produção por conta do inseto. Para assegurar a maior produtividade, o parlamentar também solicitou, ao governo, a disponibilização de um pulverizador com capacidade de dois mil litros para o adequado tratamento da plantação.

Renato Câmara se coloca à disposição dos produtores, “Ivinhema é a cidade com maior produção de urucum em Mato Grosso do Sul e a plantação deste fruto é uma das principais atividades da agricultura familiar do município. Temos que trabalhar para que os produtores não sejam prejudicados por esse tipo de dificuldade. É responsabilidade do estado fornecer condições para o trabalho dos pequenos produtores e eu faço questão de intermediar esse processo”.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.