Projeto prevê tráfego livre nos pedágios para veículos oficiais de atendimento emergencial
10/09/2015 - 14:38
Por: Cláudia Camargo
Foto: Toninho Souza
Os carros utilizados em atendimentos emergenciais são isentos do pagamento da tarifa de pedágio desde 2012 conforme resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). No entanto, estes veículos não estão, em Mato Grosso do Sul, livres do processo de identificação nas praças de pedágios. Para a liberação da passagem, é necessário entrar na fila dos carros comuns, passar pelo guichê, apresentar os documentos e só então seguir viagem. Considerando a urgência dos casos em que esses carros são necessários, o projeto de lei tem como principal objetivo otimizar o tempo gasto no reconhecimento.
A liberação automática é feita por meio de uma etiqueta eletrônica inserida nos automóveis que por meio da leitura e gravação de dados libera a chancela automaticamente com a proximidade do veículo. Com o uso desta tecnologia esses carros passam a utilizar pista de fluxo contínuo, conhecida como “faixa sem parar”.
O deputado ressaltou a importância do projeto, “estamos em um processo crescente de instalação de praças de pedágios em nossas rodovias e, em casos de emergência, o tempo é nosso primeiro inimigo. Atendimentos podem ser prejudicados pela demora nos pedágios. Para evitar essas complicações futuras é que precisamos nos planejar agora. Adotando esse procedimento de tráfego livre para os carros oficiais que atendem casos de urgência estamos proporcionando melhores condições para execução desse tipo de trabalho”.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.