Renato Câmara pede esclarecimentos sobre os serviços prestados pelo HU-Dourados

Imagem:
16/09/2015 - 16:03 Por: Cláudia Camargo    Foto: Toninho Souza

A morte de dois bebês no Hospital Universitário de Dourados, esta semana, revelou a fragilidade e os problemas da saúde pública na instituição. A falta de atendimento e as últimas mortes foram o estopim para uma intensa discussão do Conselho Municipal de Saúde que repercutiu na Assembleia Legislativa. Cerca de 20 denúncias por mês relacionadas à maternidade do hospital e atendimentos realizados por residentes sem supervisão médica são registradas mensalmente. O órgão ainda informou que a meta dos serviços prestados pelo hospital, prevista em contrato, está longe de ser cumprida. Diante destas circunstâncias, o deputado estadual Renato Câmara (PMDB) cobrou informações e agilidade do governo para apurar as circunstâncias que levaram o hospital a essa situação.

Por meio de um requerimento, o deputado Renato Câmara pediu informações à secretaria de Estado de Saúde sobre o serviços contratados e conveniados no Hospital Universitário de Dourados. O objetivo é analisar se os problemas encontrados na instituição são por quantidade insuficiente de recursos ou por problemas na gestão administrativa.

Durante o pronunciamento na sessão desta quarta-feira (15/9), o deputado Renato Câmara enfatizou a publicação do jornal O Progresso sobre a dificuldade nos atendimentos das gestantes que tentam realizar o parto no HU, “precisamos conhecer os principais motivos que estão por trás dessa denuncia, não podemos virar as costas para as famílias enlutadas com a perda de seus filhos e familiares. A tarefa de contribuir pela saúde pública de Dourados é de todos nós, estamos atentos aos problemas e, junto ao Conselho, vamos buscar a solução”.

De acordo com o órgão Municipal de Saúde, a situação do Hospital Universitário é delicada. Considerando o último quadrimestre (dezembro de 2014 a março de 2015) o hospital não cumpriu metade dos serviços estipulados em contrato. Ginecologia e cirurgias eletivas são as áreas com pior rendimento da instituição. Para discutir essas questões e levantar alternativas o deputado Renato Câmara se colocou à disposição do Conselho Municipal.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.