Agrônomos recebem comenda de reconhecimento profissional da AL
04/12/2015 - 14:25
Por: Claudia Camargo
Foto: Toninho Souza
A homenagem, proposta pelo deputado Renato Câmara com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS, contou com a participação do coral da Assembleia Legislativa que abriu a noite com músicas relacionadas à terra. O homenageado e professor da Universidade da Grande Dourados (UFGD), José Luiz Fornasieri, declamou um poema de autoria própria escrito especialmente para a ocasião.
A comenda leva o nome de Arnaldo Estevão de Figueiredo, um dos primeiros engenheiros agrônomos de Mato Grosso do Sul conhecido pelo seu trabalho na demarcação de terras. Arnaldo também deixou seu legado político ao ser governador do então estado do Mato Grosso e prefeito de Campo Grande.
O neto de Arnaldo e também engenheiro agrônomo, João Marcos Figueiredo Ribeiro, falou sobre representar seu avô em uma homenagem da categoria “É uma alegria representar meu avô, um homem que fez muito pelo estado como agrônomo, demarcador de terras, como político, prefeito e governador. Fico muito honrado de receber das mãos do deputado Renato Câmara essa comenda.
Propositor da homenagem, Renato Câmara, falou do significado e importância da comenda, “na época do Império, uma Comenda era expedida pelos reis. Hoje, a Casa do Povo, o Poder Legislativo, é quem oferece a Comenda como forma de reconhecimento àqueles que têm contribuído com o engrandecimento da nossa sociedade. Nesta noite, celebramos as o trabalho dos engenheiros agrônomos como grande responsável pelo valor e potencialidade da agropecuária, agronegócio, da permanência do homem no campo e do fortalecimento da agricultura familiar do nosso Estado”.
O secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas, também recebeu a comenda e comentou sobre o reconhecimento aos profissionais, “é extremamente animador quando uma Assembleia Legislativa presta homenagem a nossa categoria, principalmente pela agropecuária ser a base econômica do estado, e se torna ainda mais interessante porque o propositor também é um engenheiro agrônomo”.
“A honraria é uma forma de fortalecer nossos profissionais e agradecer suas contribuições para o desenvolvimento do agronegócio e, em consequência, da economia do nosso estado”, destaca o presidente do Crea- MS, Dirson Artur Freitag.
Receberam a Comenda de Reconhecimento Profissional os engenheiros: Jerônimo Alves Chaves, Fernando Mendes Lamas, Atanásio Chaves de Oliveira, Valéria Pacheco Batista Euclides, Orildes Amaral Marins Junior, Dirson Freitag, Hamilton Rondon Flandoli, Fernando Paim Costa, José Simeão do Nascimento Filho, Paulo Cesar Tamanini, José Ubirajara Garcia Fontoura, Issao Iguma Filho, Cássia Regina Yuriko Ide, Eduardo Serafin de Sousa, José Luiz Fornazieri, Antonio Carlos Tadeu Vitorino, Edgard Jardim Rosa Junior, Mário Kai, Luciana Cláudia Toscano Maruyama, José Luís Toesca de Aquino, Sérgio de Matos Lopes, Marcelo Augusto de Souza Bexiga, Carlos Pitol, Renato Roscoe, Edmundo Minoru Tiba, Sandro Henrique Polloni, Cornélia Cristina Nagel, Clévio Antonio Silva, Ronaldo da Silva Botelho, Edson Yukishigue Shingú, Sidenei Ambrosio Tambosi, Adilson Penzo Vera e Edson Torres Abrão.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.