Rede Feminina de Combate ao Câncer é indicada para título Utilidade Pública
09/12/2015 - 14:53
Por: Cláudia Camargo
Foto: Toninho Souza
Há quatro anos, a instituição realiza visitas domiciliares, acompanhamento psicológico, viabilização de exames de mamografia, palestras e oficinas de artesanato voltados às pacientes com câncer. Este ano, a Rede Feminina pagou com recursos próprios 200 mamografias, 65 ultrassons de mama para paciente sem condições financeiras de realizá-los além de consultas ao mastologista.
Os recursos da instituição dependem da doação de contribuintes, atualmente 48 pessoas ajudam de maneira permanente. Para não deixar de realizar os trabalhos, voluntários da instituição realizam promoções periodicamente. A prefeitura de Ivinhema auxilia a Rede cedendo o espaço físico e uma secretária para a instituição.
A declaração de utilidade pública é o reconhecimento do Estado de que a entidade presta relevantes serviços à sociedade sem fins lucrativos. Com o título, a instituição passa ser isenta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além de ser autorizada a receber auxílio financeiro concedido pelo poder público estadual.
“Se o título nos for concedido vamos conseguir ampliar nosso trabalho e ajudar ainda mais pessoas. Hoje, dependemos apenas dos nossos contribuintes e da colaboração dos voluntários que enxergam a importância do nosso trabalho”, comenta presidente da instituição, Mirtes Aparecida Leal.
Renato Câmara destaca o papel da entidade, “a Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza em Ivinhema um trabalho social de grande importância. Auxilia o tratamento da doença para pessoas que estariam totalmente dependentes do SUS. Vamos trabalhar para a concessão do título de Utilidade Pública Estadual e ver as ações da entidade ampliadas”.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.