Renato Câmara propõe a Semana Estadual de Segurança Pública em MS
![Imagem:](/upload/News/Old/44129/AnnaPaulaMedeiros101220151516.jpg)
09/12/2015 - 15:12
Por: Anna Paula Medeiros
Foto: Toninho Souza
Caso aprovado, o Projeto de Lei garante que, anualmente, do dia 15 a 21 de abril, Mato Grosso do Sul realize trabalhos para discutir as políticas de segurança junto à sociedade. Durante a semana, o estado deve receber, apresentar, discutir e premiar iniciativas, projetos e/ou ações inovadoras na área de Segurança Pública que tenham sido ou possam vir a ser desenvolvidos no Estado.
Deve-se, neste período, estimular discussões sobre a importância do papel dos agentes de segurança pública estadual no meio social, e a importância da observância das regras de conduta preconizadas e/ou penalizadas pela legislação, além de outras ações junto à sociedade.
Caberá ao Poder Executivo, por meio dos órgãos competentes, a promoção, intensificação e reunião de atividades diversificadas visando a promoção do tema, como palestras, cursos, concursos, audiências públicas, a divulgação publicitária de campanhas, entre outros eventos destinados à promoção do tema e dos agentes de segurança pública.
Para o deputado Renato Câmara, propositor do projeto, a inciativa atende um direito de todo cidadão, “a proposta estabelece que durante uma semana, nosso estado intensifique as ações e debates relacionados às políticas de segurança pública. Uma iniciativa para fortalecer o setor que nos permite desfrutar do maior de todos os nossos direitos: o de ir e vir”.
Os problemas relacionados ao crescimento das taxas de criminalidade e aumento da sensação de insegurança da população, sobretudo nos grandes centros urbanos, ganhou visibilidade pública e espaço nos debates tanto de especialistas como do público em geral. Nesse sentido, projeto de lei oportuniza condições para análise e proposta de ideias e ações que devem fortalecer o setor no estado.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.