Audiência Pública debate direitos dos idosos em Ivinhema

Imagem:
05/04/2016 - 12:05 Por: Claudia Camargo    Foto: Toninho Souza

Nesta segunda-feira (04), Ivinhema foi o palco da 1º audiência pública sobre os direitos da terceira idade. Em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, presidida pelo deputado estadual Renato Câmara, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal de Ivinhema realizaram um debate sobre o acesso da terceira idade aos seus direitos. O evento aconteceu anfiteatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Com cerca de 200 pessoas, a UEMS recebeu a primeira das 17 audiências públicas que vão acontecer em Mato Grosso do Sul. Com o tema “Implementação e Fortalecimento das políticas públicas direcionadas à pessoa idosa”, os palestrantes puderam debater sobre o envelhecimento dos munícipes e a adequação da estrutura e das políticas públicas na cidade.

Dentre os apontamentos feitos pelos próprios idosos e entidades, foram discutidos o atraso nos medicamentos fornecidos pelo governo; a suspensão dos Jogos da Melhor Idade que não acontecem desde o ano passado; a capacitação continuada para cuidadores informais de idosos e o aumento do repasse per capita para as instituições de longa permanência.

Os participantes também enfatizaram a importância do projeto encaminhado pela Frente Parlamentar do Idoso para a criação do Núcleo de Curadoria e Tutoria judiciais para os idosos que se tornam incapazes. A criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em âmbito municipal também foi salientada. Por iniciativa do vereador Fernando Diretor, Ivinhema já está em processo de criação da Frente que vai contar com mais cinco parlamentares.

A Frente Parlamentar do Idoso contribui para o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à terceira idade, comentou o deputado estadual Renato Câmara. “Os resultados que a Frente Parlamentar está tendo no âmbito estadual já estão contribuindo para os direitos da pessoa idosa no estado. Tenho certeza que a Frente Parlamentar em Ivinhema vai fazer a diferença para a terceira idade do município. Esse é o caminho”, falou Câmara.

“É um privilégio para nós, ser a primeira cidade a receber a audiência. Oportunidade para levantarmos as questões que precisam ser debatidas e repensadas e de apontarmos o caminho para resolvê-las”, destacou o prefeito de Ivinhema Éder Uilson França Lima (Tuta).

O presidente da Câmara de Vereadores, Júnior do Posto, ressaltou a importância da audiência pública no município, “a iniciativa de termos esse debate em Ivinhema é essencial para darmos início ao aprimoramento das políticas públicas voltadas à terceira idade na cidade”.
Participaram do evento, a secretaria de Assistência Social de Ivinhema, prefeito e vereadores de Ivinhema, representantes das cidades de Novo Horizonte do Sul e Angélica, idosos e representantes de instituições de longa permanência.

A próxima audiência pública acontece nessa quinta-feira (7) em Nova Alvorada do Sul às 14h no Clube Benedito Coutinho.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.