Renato Câmara inicia luta para trazer Centro de Hemodiálise a Dourados

Imagem:
09/06/2016 - 15:01 Por: Daiane Luz    Foto: Toninho Souza

Durante sessão na Casa de Leis, na manhã desta quarta-feira (8), o deputado estadual Renato Câmara solicitou a implantação de um Centro de Hemodiálise em Dourados para atender os renais crônicos do município e região.

Sensibilizado com a quantidade de pacientes que diariamente necessitam se deslocar para outras cidades para realizarem as sessões do procedimento de filtragem do sangue, o parlamentar solicitou a implementação de um Centro de Hemodiálise em Dourados e de uma equipe técnica composta por médicos especialistas, técnicos de diálise, enfermeiros e nutricionistas para atendimento especializado aos pacientes.

Atualmente, somente uma clínica atende os renais crônicos em Dourados. Cerca de 300 pessoas são dependentes de procedimentos de filtragem de sangue, que por falta de vagas no município, são encaminhados para outras cidades. “Atendemos pacientes de mais de 30 cidades e por muitas vezes precisamos encaminhá-los a Ponta Porã, para a realização da técnica por falta de vagas”, comenta a enfermeira Danieli Santana, da secretaria de Saúde de Dourados.

Com a implantação de um Centro de Hemodiálise em Dourados, além da ampliação no atendimento, o município que está com o tratamento dos renais crônicos limitado, pode economizar com o transporte dos pacientes que encaminha a outras cidades podendo investir mais na estrutura.

“Dourados tem que ser cidade referência no sul do estado para tratamento dos renais crônicos. A segunda maior cidade do estado precisa estar equipada para atender seus moradores e os pacientes das cidades vizinhas", ressalta Renato Câmara.
“Os hospitais de Dourados, recebem pacientes das cidades próximas e merecemos um Centro de Hemodiálise que atenda a todos os pacientes aqui na cidade, sem a necessidade de se deslocar a outros municípios para realizar o procedimento.”, avalia o vereador Juarez de Oliveira que fez o pedido ao deputado Renato Câmara.

A solicitação foi encaminhada ao secretário de saúde do estado, Nelson Tavares e ao secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.